segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Livro em destaque: Não é o fim do mundo!


Sabe o que significa ter resiliência? Considera-se uma pessoa dotada de resiliência? Sabe como desenvolver essa característica num mundo em mudança?

Aparentemente este termo é trazido directamente da Física para a área da Psicologia. Resiliência, para a física, é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão. A resiliência dos materiais, é um factor determinante para a escolha dos profissionais de engenharia ou de arquitectura, principalmente em estruturas sujeitas a condições climatéricas adversas ou de grande porte como pontes, entre outras. Este termo também tem origens na Ecologia. Pode ser definido como a capacidade de recuperação / regeneração de um ambiente frente a um impacto, como por exemplo, a resistência de uma floresta a uma queimada. Actualmente o termo resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após estar sujeito a grandes pressões ou stress, ou seja, possuem capacidades que lhes permitem lidar positivamente com situações promotoras de desequilíbrios, ultrapassando-os sem danos para a sua saúde.
A autora afirma “Escrevi este livro para lhe ensinar a segurar o medo na palma da mão sem se queimar no seu fogo. Sei que é capaz de o fazer. Seja o que for que se passe consigo, lembre-se… não é o fim do mundo. É um apelo ao génio que jaz adormecido no seu íntimo – e no íntimo de todos nós – um génio que está preparado e capaz de recriar o mundo.”
“O meu propósito (…) é ajudá-lo a dominar o medo; a stressar-se menos; e a aprender como pensam as pessoas resilientes e criativas. Correndo o risco de parecer profética, acredito que, dentro de alguns anos, uma nova espécie de selecção natural se imporá à humanidade. As pessoas optimistas e resistentes ao stress comandarão o mundo. E, à medida que a mudança e a incerteza se avolumam, o que é provável, quem tiver propensão para o stress será cada vez menos capaz de competir. Continue a ler, e ocupe o seu lugar no novo mundo que está a emergir.”
Será? Vamos ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário