segunda-feira, 21 de março de 2011

Autor em Destaque: Augusto Cury


Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista. E o autor da teoria de Inteligência Multifocal, continua a desenvolver estudos sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos. Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais, e actualmente os seus livros são usados em pesquisas de pós-graduação nas mais diversas áreas das Ciências Humanas.
À sua actividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.
A Inteligência multifocal é, segundo o próprio autor, uma teoria absolutamente nova que se refere á construção dos pensamentos e que se aplica às principais funções da inteligência humana: a arte de amar e valorizar a vida, apreciar o belo, pensar antes de agir, expor e não impor ideias, ser solidário, gerir pensamentos, quer em situação de conflito, quer não, a empatia, o espírito empreendedor, a capacidade de gerir frustrações e de colaborar no grupo.
Pese embora a aceitação que a obra deste autor tem tido, nem esta, nem a sua postura têm sido isentas de críticas:
Sublinhamos a título de exemplo a postura adoptada por Renato Zamora Flores, professor do departamento de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista na análise de imposturas científicas que declarou em 2006 à revista Veja: “Os únicos trechos mais ou menos aproveitáveis (da teoria do Dr. Cury acerca da inteligência multifocal) são versões pobres das ideias de cientistas como o neurologista António Damásio. O resto é falsa ciência"
Apesar das críticas mais ou menos fundamentadas, Augusto Cury, através dos seus livros tem chegado a milhões de leitores que têm transformado os seus escritos em bestsellers

Sem comentários:

Enviar um comentário