segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Livro em destaque: Educação Sexual na Escola


Trata-se do volume décimo sétimo de um conjunto de livros que segundo a própria editora
(…) “Pretende abordar temas actuais ligados à área da Educação, sempre com consciência de que a participação, a reflexão e a partilha de informação constituem as chaves para a evolução do processo educativo. Este livro fornece a professores e a outros agentes de Educação informação sistematizada e rigorosa, contribuindo desta forma para melhorar as práticas de todos e potenciar o desenvolvimento do sistema educativo.”
Este livro faz uma abordagem teórica e prática do tema, propondo-se como um guia de aplicação e implementação da educação sexual na escola. Parte de um conceito de sexualidade humana que envolve as dimensões biológicas, psicológicas, afectivas e sociais, permanentemente entendidas como dimensões interligadas e em relacionamento dinâmico.
É tendo em conta esta perspectiva que define os objectivos da educação sexual realizada a nível das instituições escolares e dos organismos promotores da saúde. Considera também um conjunto de técnicas, que pelas suas características são comuns aos vários ciclos de ensino, mas que se devem expressar em actividades e conteúdos diferenciados, porque adaptados às várias fases de desenvolvimento da sexualidade, desde a pré-adolescência, á adolescência, ao jovem adulto, etc. Neste guia, são propostas actividades de educação sexual aplicáveis pelo profissional desde o 2º ciclo do ensino básico, até à educação sexual no ensino secundário.
Embora não rejeite outras formas de trabalho, privilegia uma metodologia de ensino-aprendizagem de carácter participativo, centrada nos interesses e dúvidas do discente, assim ao longo do livro são propostas actividades que envolvem: trabalho de pesquisa, Brainstorming, resolução de problemas, jogos de clarificação de valores, role play ou dramatização, entre outras.
Por fim uma palavra sobre os autores: Alice Frade é antropóloga e desenvolve a sua actividade como técnica da APF, desde 1988. E continua ligada ao trabalho e desenvolvimento desse organismo. António Manuel Marques é doutorado em Psicologia Social e desempenha funções como Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Colabora com a APF desde 1987, está ligado ao projecto de educação sexual nas escolas desde 1995. Célia Alverca, licenciada em Psicologia e Mestre em ciências da Educação. Desempenha funções como Técnica Superior dos Serviços de Psicologia e Orientação da DREL. Colabora com a APF desde 1989, também ligada aos projectos de educação sexual desde 1995. É fundadora e coordenadora desde 2005 da Escola de Pais de Setúbal. E, por fim, Duarte Vilar, licenciado e doutorado em sociologia. Director executivo da APF desde 1988, professor universitário e investigador em Saúde Sexual e Reprodutiva. Tem dirigido vários projectos na área da educação sexual na escola, colaborando, nessa área desde 1995.
Poderá ser uma boa sujestão para quem se dedica a estas lides!
Boas leituras!

1 comentário:

  1. Um flagelo "os perigos da net"
    http://originais2010.blogspot.com/2011/05/predadores-da-net.html

    ResponderEliminar